A FÉ DIVINA E A FÉ HUMANA

A fé é o sentimento inato ,no homem,de sua destinação futura;é a consciência que tem das faculdades imensas ,cujo germe foi depositado nele,primeiro em estado latente,e que deve fazer eclodir e crescer por sua vontade ativa.

Até o presente,a fé não foi compreendida senão sob o aspecto religioso,porque o Cristo a preconizou como alavanca poderosa,e porque não viu nele senão o chefe de uma religião.Más o Cristo, que realizou milagres verdadeiros ,mostrou,por estes mesmos milagres,o que pode o homem quando tem fé,que dizer,a vontade de querer,e a certeza de que esta vontade pode receber seu cumprimento.Os apóstolos,a seu exemplo,não fizeram milagres?Ora ,que eram esses milagres senão efeitos naturais,cuja causa eram desconhecidas dos homens de então,mas que se explica em grande parte hoje,e que se compreenderá completamente pelo estudo do Espiritismo e do Magnetismo?

A fé é humana ou divina,segundo o homem aplique suas faculdades às necessidades terrestres ou às aspirações celestes e futuras.O homem de génio,que persegue a realização de uma grande empresa,triunfa se tem fé,porque sente em se que pode e deve alcançar,e essa certeza lhe dar uma força imensa.O homem de bem que,crendo em seu futuro celeste,quer encher sua vida de nobres e belas ações,haure em sua fé,na certeza da felicidade que o espera,a força necessária,e ainda se cumpre milagres de caridade,de devotamento e de abnegação.Enfim,com a fé ,não existem má tendências que não se possam vencer.

O magnetismo é uma das maiores provas do poder da fé posta em ação;é pela fé que ele cura e produz estes fenómenos estranhos que outrora,eram qualificados de milagres.
Eu repito : a fé é humana e divina;se todos os encarnados tivessem bem persuadidos da força que tem em si,se quisessem colocar sua vontade a serviço desta força,seriam capazes de realizar o que ,até o presente,chamou-se de prodígios,e que não é senão o desenvolvimento das faculdades humanas.(Ditado por um Espírito Protector,Paris,1863)

Texto extraído do Evangelho Segundo o Espiritismo
www.biblia do caminho.com.br
http://i854.photobucket.com/albums/ab108/sulanjos/000000.jpg

2 comentários:

Adriana disse...

Olá, irmãos!

Agradeço imensamente a visita ao blog "Magnetismo".

Gostaria de retribuir o carinho e desejar a todos um Natal maravilhoso e que em 2008 vocês possam continuar realizando os trabalhos de divulgação da doutrina espírita e auxílio ao próximo com as bênçãos do Senhor Jesus.

Muita paz e luz!

Abraços fraternos...

Adriana

http://magnetizador.blogspot.com/
http://espiritananet.blogspot.com/

Sobre mim... disse...

Olá companheiros de jornada!

Venho por meio deste simples comentário retribuir agradecendo a visita ao blog "Repositório de Idéias". Também quero desejar a está equipe toda sorte de benefícios em favor da divulgação da Doutrina, bem como parabeniza-los pela diagramação do site. Que nossos irmãos da esfera superior possam continuar emanando energias para fomentar novas idéias proporcinando a mudança de pensamentos e exemplos salutares.

Bom ânimo a todos(as),

Um abraço,

Marcos Antônio
http://marcosabs.blogspot.com/