Onde Buscar a Paz

Todos falamos da paz,todos a queremos,procuramos as vezes em momentos de desespero nas frequências rápidas as religiões,e de formas equivocadas fazemos pactos, promessas, correntes, jejuns ,orações...
Esquecemos que a paz que tentamos conquistar através de atos exteriores de adoração, ou delegando a terceiros buscarem-na por nós ,pode ser apenas uma forma talvez de acomodação mental ou simplesmente uma fuga de um trabalho que deve ser construído unicamente por nós.

Disse JESUS: ´´Desconfiai dos falsos profetas que vem até vós cobertos com pele de ovelha,más que por dentro são lobos que roubam,se conhece a árvore pelo seu fruto.Mateus ,7:15 a 20.

JEREMIAS 23:16 a 18,21,25-26 e 33 ,nos adverte claramente a respeito destes supostos profetas que fazem da paz e da fé meras mercadorias utilizando o nome de Deus assim o colocando como um mero mercador para os quais estes falsos profetas também se apresentam como representantes comerciais espirituais.
Aplicando esta mensagem aos dias de hoje nos leva a refletir que a paz não se vende no comercio embalada como caixa de leite em pó integral ou instatanéo,é uma conquista diária que somente nós podemos construir mediante os nossos reais interesses que são imortais,não queremos dizer com isto que devemos fugir da realidade desta vida ,fugir dos nossos compromissos para com a nossa família,trabalho e da sociedade ,para nos isolar das coisas boas que o mundo pode nos oferecer,meditemos naquilo que o apostolo Paulo nos diz em sua divina inspiração:´´Tudo para mim é licito porem nem tudo me convém``.

Meus queridos leitores chegou a hora de separarmos de nossas vidas joio do trigo.Disse o apostolo João,Epistola 1,4:11´´não acrediteis em todos os espíritos más vedes se são realmente de DEUS,porque muitos falsos profetas tem se apresentado neste mundo ``.

Jesus o Amor divino andou com os homens ,conviveu com os equivocados moralmente, no entanto ele é a luz maior que veio iluminar este mundo ,nunca se isolou ,nunca fugiu ao contato dos mais necessitados ele não procurou os palácios,a fama, o elogio ,os aplausos deste mundo transitório, ao contrario sempre buscou levar a paz,o amor, a verdadeira caridade através de verdadeiros exemplos práticos de fraternidade universal , amparando ,amando e perdoando, não com simples palavras bonitas más com ação viva de quem verdadeiramente amou e ainda nos ama do alto do seu esplendor espiritual.

Busquemos a paz sim,isto será sempre valido, más examinando as nossas consciências, veremos onde estaremos e com quem ou com o quê estaremos querendo construir a nossa verdadeira paz,vale lembrar que devemos respeitar a todas as religiões e seus seguidores,não podemos em momento algum a pretexto de defendermos seja qual for a nossa fé ,perseguir ou criticar os atos dos nossos semelhantes,lembremos que quando foi colocado diante do Cristo uma mulher ´´pecadora``, ele disse:´´Aquele dentre vós que estiver sem pecado ,atire a primeira pedra``.Então este é o momento da mais alta reflexão,não é com discursos ideológicos adaptados ao nosso interesse pessoal que vamos conquistar a nossa paz.
Fica aqui para as nossas meditações a seguinte expressão de Jesus Cristo:´´Buscai o reino de Deus e a sua justiça e o resto vos será dado por acréscimo da sua misericórdia,o reino de Deus esta dentro de vós.

Muita Paz.

Nilton Santos

Caracteres do Homem de Bem

O HOMEM DO BEM

O verdadeiro homem de bem é aquele que pratica a lei de justiça, de amor e caridade em sua maior pureza.Se interroga a sua consciência sobre seus próprios atos pergunta a si mesmo se não violou esta lei; se não fez o mal e se fez todo o bem que podia fazer;se negligenciou voluntariamente uma ocasião de ser útil;se ninguém tem o que reclamar dele; enfim ,se fez a outrem tudo o quereria que se fizesse para com ele.

Tem fé em Deus,em sua bondade,em sua justiça,e em sua sabedoria; sabe que nada ocorre sem sua permissão e se submete,em todas as coisa,á sua vontade.

Tem fé no futuro;por isso,coloca os bens espirituais acima dos bens temporais.
Sabe que todas as vicissitudes da vida,todas as dores,todas as decepções são provas,e as aceitas sem murmurar.

O homem,possuído do sentimento de caridade e de amor ao próximo,faz o bem pelo bem,sem esperança de recompensa,retribui o mal com o bem ,toma a defesa do fraco contra o forte ,e sacrifica sempre seu interesse à justiça.

E encontra satisfação nos benefícios que derrama ,nos serviços que presta,nos felizes que faz,nas lágrimas que seca,nas consolações que da aos aflitos.Seu primeiro movimento é de pensar nos outros antes de pensar em si,de procurar o interesse dos outros antes do seu próprio.O egoísta ao contrario,calcula os lucros e as perdas de toda ação generosa.

Ele é bom humano e benevolente para com todos,sem preferências de raças nem de crenças,porque vê irmãos em todos os seres humanos.

Respeita nos outros todas as convicções sinceras e não lança o anátema àqueles que não pensam como ele.

Em todas as circunstâncias ,a caridade é o seu guia;diz a si mesmo que aquele que leva o prejuízo à outrem por palavras malévolas,que fere a susceptibilidade de alguém por seu orgulho e seu desdém,que não recua à ideia de causar uma inquietação ,uma contrariedade,ainda que leve,quando pode evita-lo,falta ao dever de amor ao próximo,e não merece a clemência do senhor.

Não tem ódio,nem rancor,nem desejo de vingança; a exemplo de jesus, perdoa e esquece as ofensas, e não se lembra senão dos benefícios ;porque sabe que lhe será perdoado como ele próprio houver perdoado.

É indulgente para com as fraquezas alheias, porque sabe que ele mesmo tem necessidade de indulgencia,e se lembra destas palavras do Cristo : AQUELE QUE ESTA SEM PECADO ATIRE A PRIMEIRA PEDRA.

Não se compraz em procurar os defeitos alheios, nem em coloca-los em evidencias.Se a necessidade a isso o obriga, procura sempre o bem que pode atenuar o mal.

Estuda suas imperfeições e trabalha,sem cessar,em combate-las.Todos os seus esforços tendem a poder dizer a si mesmo no dia de amanhã ,que há nele alguma coisa de melhor do que na véspera.

Não procura fazer valorizar nem seu espírito,nem seus talentos às expensas de outrem ;aproveita ao contrario,todas as ocasiões para ressaltar as vantagens dos outros.
Não se envaidece do que possui,nem com as vantagens pessoais de sua riqueza ou posição social, porque sabe que tudo que lhe foi permitido ganhar, pode lhe ser retirado por mau uso.

Usa, mas não abusa,dos bens que lhe são concedidos ,porque sabe que é um deposito do qual devera prestar contas, e que o emprego, o mais prejudicial para si mesmo , é de fazê-los servir à satisfação de suas paixões pessoais.

Se a ordem social colocou homens sob a sua dependência,ele os trata com bondade e benevolência ,porque são seus iguais perante Deus; usa de sua autoridade para ergue-lhes o moral e não para os esmagar com seu orgulho; evita tudo o que poderia colocar a sua posição subalterna mais penosa.

O subordinado por sua vez ,compreende sua posição, e tem o escrúpulo de cumpri-los conscienciosamente.

O homem de bem, enfim, respeita em seus semelhantes todos os direitos dados pelas leis da natureza, com gostaria que os seus fossem respeitados.

Esta não é a enumeração de todas as qualidades que distinguem o homem de bem,más todo aquele que se esforce em possui-las,esta no caminho que conduz à todas as outras.
Allan Kardec.

Texto Extraido do Evangelho Segundo o Espiritismo.

Os Mensageiros

"O SERVO FIEL NÃO É AQUELE QUE SE INQUIETA PELOS RESULTADOS...
... NEM O QUE PERMANECE ENLEVADO NA CONTEMPLAÇÃO DELES...
... MAS JUSTAMENTE O QUE CUMPRE A VONTADE DIVINA DO SENHOR E PASSA ADIANTE."
(Aniceto, no livro "Os Mensageiros". André Luiz/Chico Xavier.

Para refletir

Se parares para pensar, não é tão difícil fazer o bem. Deus te dá essa oportunidade todos os dias. Para isso, deves começar o dia na luz de uma prece sincera.
Agradece! Olha para ti, olha ao teu redor, sinta-se feliz por teres recebido este presente maravilhoso que é a vida.
Pede! Mesmo que não vejas, há amigos espirituais que escutam os teus desabafos. Coloca para fora teus medos, tua insegurança; pede apoio e logo sentirás um amigo a te consolar.
Mesmo que tu não percebas ou aceites, Deus atende as tuas súplicas, talvez não da forma exata que pedistes, mas sim da forma que mais necessitas.
Na tua família é que está a tua grande chance de fazer o bem. Ajuda nas tarefas domésticas; mantém em ordem teu lar; acostuma-te a dizer palavras agradáveis, gentis, expressando teu afeto para com os que contigo convivem.
Olha aquela criança desprotegida que bate na tua porta em busca do pão. Não te esqueças: ela é também tua irmã. É igual a ti: chora, ri, sofre com as perdas, sente-se feliz ao receber um agrado, um sorriso. Recebe-a com carinho, conversa, pergunta se está bem. Podes não ter nada material para oferecer, mas o Pai Celestial te deu mãos para acariciar, braços para abraçar, dá a ela um pouco do teu amor. Lembra-te: fazer a caridade nem sempre é dar, mas é sempre doar-se.
No trabalho, tenta desempenhar tuas tarefas com a máxima atenção. Sejas simpático e solícito com os colegas que dividem contigo longas horas.
Aproveita aquele domingo de descanso para visitar um asilo, um orfanato. No início, poderás ficar com receio de te aproximar, mas em pouco tempo essa tarefa será parte importante da tua vida e trarás mais consolo contigo do que lá deixarás.
Estuda, lê bons livros.
Reserva um tempo para meditares, avaliando tua conduta.
Caminha. Olha a natureza.
Auxilia a todos, mas não esperes que os outros o façam por ti. Torna as tuas mãos obreiras para aquilo que é bom.
Se tudo isso te parecer ainda muito difícil, ampara-te na luz esplendorosa das palavras do modelo e guia: Jesus, que te convida todos os dias a seguir seus passos. Ama a ti e ao teu próximo como o Cristo amou a todos. Então, entenderás que os maus hábitos podem ser substituídos por bons se, antes de agires, pensares qual seria a atitude do Mestre.
A tua felicidade só tu podes construir. Aproveita! Começa hoje a tua obra, pois todo o universo conspira pela tua vitória.

TEXTO extraído do Jornal Seara Espírita. Janeiro/2005, nº74.

COOPERAÇÃO E AMIZADE

Cooperar com os amigos,
Sem esquecer de ninguém,
É semear belas flores
Criando o jardim do bem.

Ser bondoso e companheiro,
Sem preconceito inferior,
É ter Jesus dentro d'alma, É viver fraterno amor.

Seja no lar ou na escola,
Onde plantamos a bondade,
A luz de Deus nos alcança
Dando-nos felicidade.

(TEIXEIRA, J. Raul. É melhor ser amigo. Pelo Espírito Levy. Niterói, RJ: Fráter, 1994).